Escultura Corporal Após Emagrecimento
Contudo, a perda de peso massiva pode resultar em pregas cutâneas, peles penduradas e resíduos de gordura localizada, que podem distorcer o contorno corporal.
A cirurgia bariátrica, como por exemplo o bypass ou o sleeve gástricos, são procedimentos cirúrgicos concebidos para ajudar os pacientes a perder quantidades significativas de peso. Não são consideradas cirurgias plásticas.
Contudo, nem todos os doentes que perdem grandes quantidades de peso foram submetidos a cirurgia bariátrica. É impressionante contemplar emagrecimentos massivos que alguns pacientes conseguem alcançar, apenas com recurso a um estilo de vida mais saudável, sobretudo no que diz respeito à dieta e exercício físico.
A escultura corporal após emagrecimento inclui várias cirurgias plásticas. Estas podem corrigir os efeitos estéticos negativos da perda de peso massiva, removendo a pele pendurada e o excesso de gordura remanescente, ajudando os pacientes a alcançarem uma silhueta mais suave e delineada. Dependendo das necessidades de cada paciente, estado geral de saúde e preferências estes procedimentos poderão ser efetuados numa única operação ou então em várias etapas.
Após todo o esforço e desempenho heróicos demonstrados para alcançar uma perda massiva de peso, as peles penduradas e flácidas são muitas vezes encaradas como uma desilusão, que não estavam à espera. Contudo, estas têm uma solução…mas infelizmente implicam procedimentos cirúrgicos!
Quais os benefícios das cirurgias plástica após emagrecimento?
Silhueta esculpida
Os pacientes que emagreceram massivamente e atingiram o seu peso ideal, podem beneficiar de uma escultura corporal. Pela combinação de vários procedimentos de cirurgia plástica, para abordagem dos problemas específicos de cada região do corpo, os pacientes podem alcançar uma silhueta mais natural e suave e uma redefinição do seu contorno.
Melhoria na autoconfiança
Embora a perda de peso massiva seja uma conquista admirável, muitos pacientes sofrem com a aparência da pele frouxa e pendurada, assim como, a gordura remanescente. Aqueles que decidem avançar com a cirurgia plástica podem livrar-se destes tecidos em excesso e vivenciar um impulso positivo na sua autoconfiança e na sua qualidade de vida.
Resultados personalizados
O Dr. Hugo Freitas possuí competências e visão artística, que ajuda os pacientes a obterem resultados otimizados e que complementam os feitos incríveis alcançados com a perda de peso. Porque cada pessoa responde de maneira diferente ao emagrecimento, a escultura corporal é inteiramente personalizada às suas necessidades anatómicas e cosméticas únicas.
Opções de escultura corporal
Lifting Facial
É ideal para pacientes com a pele da face descaída e pendurada. Implica reafirmar a pele e remover os tecidos em excesso, criando uma face rejuvenescida, mais suave e firme. O facelift pode melhorar a definição facial e corrigir a pele flácida nos terços médio e inferior da face, pescoço e queixo.
Mastopexia
A perda de peso massiva pode diminuir o volume mamário e resultar numa mama desinsuflada e pendurada. O lifting mamário ou mastopexia, dá uma nova forma à mama e estica os tecidos, de maneira a torná-los mais levantados e firmes. Este procedimento também envolve a redução e reposicionamento dos mamilos na sua posição correta, para maximizar a estética da mama.
Abdominoplastia
A flacidez da pele da barriga, os músculos abdominais enfraquecidos e o excesso de gordura são efeitos colaterais frequentes após a perda de peso. Com uma abdominoplastia, os pacientes podem desfrutar dum tronco mais firme e fortificado e de uma barriga esteticamente mais atraente. Este procedimento restaura o abdómen, pela remoção do excesso de pele e gordura e pela reparação dos músculos danificados.
Lipoaspiração
A lipoaspiração é frequentemente utilizada conjuntamente com os outros procedimentos de contorno corporal, para obter resultados otimizados e com silhuetas definidas e delineadas. Poderá, contudo, ser utilizada exclusivamente para remover áreas de gordura localizada, resistente à dieta e exercício.
Recuperação das operações plásticas após emagrecimento
Pós-operatório imediato
Cintas, meias ou mangas de compressão serão aplicadas nas áreas tratadas para minimizar o inchaço. Drenos ou pensos absorventes poderão ajudar na remoção do excesso de fluídos na fase inicial de recuperação. Os pacientes podem esperar algum desconforto, equimoses (nódoas negras) e inchaço. Instruções específicas serão fornecidas em relação aos cuidados e controlo da dor, assim como, relativamente às atividades físicas.
Os efeitos colaterais vão começar a diminuir à medida que vai cumprindo com as diretrizes recomendadas. Dependendo da extensão da cirurgia, alguns pacientes sentem-se suficientemente bem para retornar ao trabalho, enquanto outros poderão precisar de mais alguns dias de repouso.
2 a 3 Semanas
A maioria dos pacientes volta ao trabalho e retoma as suas rotinas diárias. Contudo, exercícios vigorosos não são recomendados.
1 Mês e depois
Os pacientes podem progressivamente reintroduzir exercícios mais extenuantes, desde que não provoquem desconforto ou dor. O seguimento nas consultas pós-operatórias com o Dr. Hugo Freitas poderá assegurar que a sua recuperação está a decorrer com a devida normalidade.