Abdominoplastia
O excesso de gordura na região abdominal pode ser problemático, sobretudo quando é resistente à dieta e ao exercício físico. Após uma perda de peso importante, pode também ficar com pele flácida e pendurada em redor do umbigo, o que não consegue ser corrigido apenas com um estilo de vida ativo e saudável.
A abdominoplastia é a cirurgia concebida para abordar estes problemas, através da remoção do excesso de gordura e pele redundante da barriga, de forma a obter uma aparência mais elegante e mais firme. Pela otimização do contorno abdominal, os pacientes podem sentir-se mais confiantes com a aparência delineada e atraente da sua barriga.
A abdominoplastia moderna efetuada pelo Dr. Hugo Freitas é uma técnica sofisticada de escultura corporal, em que o objetivo não é apenas esticar a barriga (como nas técnicas clássicas) mas sim dar forma ao seu abdómen, realçando e delineando as suas curvas e contornos musculares subjacentes. Atualmente, é muito frequente associar a abdominoplastia a uma lipoaspiração circunferencial, de modo a que a cintura fique muito bem definida e que haja uma harmonia completa com o resto do corpo, visto de todas as perspetivas e ângulos.
Quais os benefícios de uma Abdominoplastia?
Reparação dos músculos abdominais
Os músculos abdominais poderão ser estirados após um aumento de peso ou durante uma gravidez. Quando o excesso de peso é perdido ou após o parto, os músculos abdominais podem permanecer estirados e separados. Na abdominoplastia, o cirurgião aproxima os músculos abdominais à linha média, para obter uma musculatura abdominal mais tensa, através de uma técnica especial de sutura. Os resultados de uma abdominoplastia incluem uma abdómen mais firme e com um tónus muscular otimizado.
Criação de contornos elegantes
Após este procedimento, a barriga fica mais tensa e sem pele flácida ou pendurada. A remoção dos depósitos de gordura ajuda a produzir um abdómen de contornos mais elegantes e sensuais.
Redução das estrias
A maioria dos pacientes preocupa-se com as estrias abdominais. As estrias localizadas na região inferior da barriga poderão ser removidas, se estiverem localizadas na região da pele que vai ser descartada.
Melhoria da qualidade de vida
Para além das óbvias melhorias estéticas que este procedimento lhe pode oferecer, é também de realçar a otimização da função da musculatura abdominal e da diminuição do desconforto associado ao excesso de pele e gordura, tais como, as inflamações da pele debaixo das pregas ou a dificuldade de mobilidade. Pode voltar a utilizar alguns tipos de roupa que estavam guardadas desde há muito tempo e ir à praia ou ao ginásio sem qualquer tipo de vergonha ou sentimentos negativos. O resultado é um aumento da autoconfiança e da sua qualidade de vida.
Eliminação da flacidez da pele
A pele flácida não consegue ser corrigida somente com dieta e exercício. O excesso de pele causa um atrito desconfortável, reações cutâneas e baixa autoestima. A abdominoplastia remove a pele redundante, alcançando um abdómen mais suave e delineado.
Quais as principais técnicas de Abdominoplastia?
Abdominoplastia Tradicional ou Completa
- Aborda toda a região abdominal
- Requer uma incisão horizontal abaixo da linha do biquíni e uma segunda incisão em torno do umbigo
- O umbigo é reposicionado e redefinido
Lipoabdominoplastia
- Descrita por Osvaldo Saldanha em 2009
- É uma técnica mais sofisticada de abdominoplastia
- É semelhante à abdominoplastia tradicional, mas é complementada por uma lipoaspiração para remover o excesso de gordura remanescente
- Idealmente associa-se também uma lipoaspiração da cintura e dorso para que o resultado seja amplificado de forma circunferencial
- É possível obter um abdómen elegante e delineado, com uma cintura mais estreita e atraente
- Os resultados estéticos costumam ser melhores do que os da Abdominoplastia Tradicional
Mini-abdominoplastia ou Abdominoplastia Parcial
- Apenas a região inferior da barriga, abaixo do umbigo, é tratada
- A cicatriz é mais curta e localizada abaixo da linha do biquíni
- O umbigo pode ou não ser reposicionado e redefinido
O que posso esperar durante a minha recuperação após uma Abdominoplastia
Pós-operatório imediato
Terá que usar uma cinta compressiva para promover a cicatrização e suportar o seu novo contorno. Medicação analgésica e relaxantes musculares poderão ser prescritos para melhorar o inchaço e desconforto.
Normalmente, os pacientes podem retornar ao trabalho e fazer atividades ligeiras após 7 a 10 dias. Deverá evitar atividades físicas intensas ou levantamento de pesos ou cargas. O inchaço e as equimoses (nódoas negras) começam a melhorar.
Segunda a 3ª Semanas
O inchaço e as equimoses continuam a melhorar. O Dr. Hugo Freitas recomenda atividade física ligeira e massagens durante este período. Exercícios vigorosos e cargas deverão ser evitados.
Quarta a 6ª Semana
Pode começar a deixar a cinta compressiva de forma gradual. Os resultados costumam tornar-se mais aparentes nesta altura. Os pacientes podem retomar as suas atividades físicas regulares, após autorização médica.
Porquê escolher o Dr. Hugo Freitas?
Utiliza os melhores e mais recentes tratamentos médicos e cirúrgicos
Mantém uma formação científica atualizada e de forma contínua
Está dedicado a oferecer-lhe os melhores resultados
Avalia cada doente de forma individual e as suas necessidades específicas e únicas
Presta cuidados especializados com amizade e carinho
Acredita numa forte relação entre médico e paciente
Perguntas frequentes
Cuidados a ter antes da cirurgia?
- Evitar fumar (6 semanas antes)
- Evitar tomar todo o tipo de suplementos alimentares ou vitamínicos, naturais ou artificiais (3 semanas antes)
- Evitar tomar todos os tipos de chá (3 semanas antes)
- Fazer exames de rotina pré-operatórios (análises de sangue, radiografia de tórax, eletrocardiograma e eventual ecografia abdominal)
- Ter o peso estável e sem variações significativas nos últimos 6 meses
- Estar em jejum (não comer nem beber nada) 6 horas antes da cirurgia
Que outros procedimentos podem ser combinados com a Abdominoplastia?
A lipoaspiração é geralmente utilizada para remover gordura durante a abdominoplastia. Muitas vezes, os pacientes também optam por fazê-la noutras áreas do corpo como no dorso, cintura, ancas e coxas.
A abdominoplastia é também frequentemente combinada com uma Mamoplastia de Aumento ou Mastopexia nos Mommy Makeover (Pós-Parto) de modo a restaurar o corpo da mulher, após uma gravidez e amamentação.
Quanto tempo perdura o resultado de uma Abdominoplastia?
Que tipo de anestesia é utilizada para este procedimento?
Como é a cicatriz?
Qual a melhor técnica para mim?
Normalmente, as senhoras que já tiveram gravidezes anteriores ou perderam muito peso, apresentam a musculatura enfraquecida e frouxa, necessitando de uma reparação muscular.
O excesso de pele é removido de forma adequada e variável de pessoa para pessoa.
A escultura final é obtida através da lipoaspiração. Assim, podemos ajudar a definir a cintura, os músculos abdominais, o umbigo e as curvas naturais de um abdómen sensual.
Nem todas as pessoas precisam de todos estes procedimentos. Por exemplo, uma senhora magra mas com excesso de pele e músculos frouxos após uma gravidez poderá não necessitar de lipoaspiração. Por sua vez, um homem atlético que perdeu 20 ou 30kg, necessitará apenas de remover o excesso de pele e gordura, sem indicação para a reparação muscular.
Quanto tempo demora a operação?
É preciso internamento na clínica ou hospital?
Serão utilizados drenos no pós-operatório?
Cuidados a ter no pós-operatório?
- Repouso, principalmente, nos primeiros 2 dias
- Caminhar e mobilizar os membros inferiores com frequência
- Medicação analgésica nos primeiros 3 a 7 dias
- Utilizar uma cinta compressiva durante 4 a 6 semanas
- Iniciar massagens e drenagens linfáticas (após indicação médica, normalmente na 2ª ou 3ª semanas)
- Colocação de cremes e cuidados para a cicatriz
Quando posso voltar a fazer exercício físico, conduzir e trabalhar?
Normalmente é capaz de conduzir após 2 semanas, mas isto é dependente da técnica utilizada e também do tipo de viatura.
Dependendo do tipo de trabalho e da técnica utilizada, normalmente poderá voltar a trabalhar após 1 a 3 semanas.