Mamoplastia de Aumento

(Implantes de Silicone)
A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo e consiste na colocação de implantes de silicone atrás da mama, através de pequenas incisões.

Muitas mulheres estão insatisfeitas com o tamanho ou com a forma da sua mama. Uma mama que seja pequena ou desinsuflada pode dificultar o uso de alguns tipos de roupa ou ser prejudicial para a autoestima da mulher.

O Dr. Hugo Freitas realiza mamoplastias de aumento com diferentes tipos de implantes, técnicas e incisões, para providenciar às suas pacientes, a mama que sempre sonharam. Uma vez que é proporcionado um diálogo aberto, sem barreiras nem pressas, o Dr. Hugo Freitas compreende os objetivos estéticos de cada paciente, tal como, a sua anatomia individual. Após delinear um plano cirúrgico adaptado às suas necessidades, o resultado é também ele personalizado. Pode pretender apenas uma mama maior e com um aspeto natural, ou então, uma mais arrojada e com decote mais pronunciado, o que é, normalmente, possível alcançar.

Vantagens

Quais os benefícios de uma Mamoplastia de Aumento?

mulher jovem e feliz, vestindo uma lingerie clara que realça uma mama exuberante, sob um fundo branco

Z Aumento de volume

Muitas mulheres têm uma mama naturalmente pequena, mas alguns fatores do estilo de vida e o processo natural de envelhecimento, podem também contribuir para a perda de volume. A gravidez, a amamentação ou a perda de peso podem fazer com que a mama reduza o seu preenchimento e fique desinsuflada. Contudo, a mamoplastia de aumento acrescenta volume à mama pequena, de forma a melhorar o equilíbrio entre o peito e o resto do corpo.

imagem do decote de uma mulher deitada, com a pele bronzeada e molhada, vestida com uma lingerie preta

Z Melhoria da forma

A mamoplastia de aumento pode corrigir alterações do contorno mamário incluindo a mama tuberosa ou tubular e a mama ligeiramente descaída. Algumas pacientes preferem uma abordagem subtil e natural, enquanto outras procuram um resultado mais redondo e exuberante. Um cirurgião plástico talentoso deve ajudar as suas pacientes a escolher o implante mais adequado, e assim, alcançar a forma da mama que elas sempre desejaram.

imagem demonstrando a parte inferior do rosto e o peito bem desenvolvido de uma mulher jovem, vestindo uma camisola clara e segurando a parte inferior da mama esquerda com a sua mão direita

Z Melhoria da simetria

A maioria das mulheres apresenta algum grau de assimetria entre as suas mamas, tornando difícil a tarefa de encontrar tops ou soutiens que encaixem na perfeição. As pacientes que optam por realizar uma mamoplastia de aumento podem obter umas mamas mais simétricas, tal como, uma melhoria da projeção, posição e forma.

magem lateral de uma mulher jovem e atraente, de cabelos loiros, sentada e reclinada para trás com o tronco e a cabeça, com sapatos de salto alto e cueca branca, cobrindo os mamilos com a mão esquerda

Z Melhoria da autoconfiança

Vários estudos demonstram, que as mulheres submetidas a uma mamoplastia de aumento, vivenciam uma autoconfiança acrescida, uma visão mais positiva da vida, um aumento da produtividade profissional e uma melhoria da vida sexual. Muitos tipos de vestuário tendem também a encaixar melhor, resultando numa silhueta mais atraente e sensual. Resumindo: uma mulher mais feliz!

Sobre

Opções para a sua Mamoplastia de Aumento

Localização da Cicatriz

Localização da Cicatriz

Os seus objetivos cosméticos e anatomia corporal vão determinar qual das incisões é melhor para si. Existem três opções possíveis:

Z Inframamária (ao longo do sulco abaixo da mama):

  • Cicatriz minimamente visível
  • Providencia um ótimo controlo para a colocação do implante
  • Menor taxa de complicações

Z Periareolar (em torno das aréolas e mamilos)

  • A cicatriz fica camuflada pelas aréolas
  • As aréolas têm que ter dimensões adequadas
  • Adequada quando é necessário fazer um lifting ou mastopexia simultaneamente
  • Pode ter taxa de contractura capsular ligeiramente superior

Z Axilar (na prega da axila):

  • Sem cicatrizes na mama mas sim na axila
  • Está limitada apenas para implantes mais pequenos e preferencialmente redondos
  • Menor controlo cirúrgico por parte do cirurgião plástico
  • Não é possível realizar cirurgia de revisão por esta via

Localização do Implante

Z Em frente ao músculo (subglandular):

  • Para mulheres que tenham algum tecido mamário na parte de cima da mama
  • Recuperação mais rápida

Z Atrás do músculo (subpeitoral ou dual-plane):

  • Para mulheres com pouco tecido no polo superior da mama, de forma a tornar o decote mais suave e o implante menos percetível
  • Não recomendável para desportistas
esquema desenhado da mama após colocação do implante; na imagem da esquerda vemos a posição subglandular à frente do músculo; na imagem da direita a posição subpeitoral atrás do músculo

Tamanho do Implante

imagem demonstrando vários implantes mamários de silicone, com diversas formas e tamanhos, sob uma plataforma azul
Atualmente existe uma vasta panóplia de tamanhos de implantes de silicone. Para um resultado mais natural e estético, as pacientes devem considerar implantes de tamanhos moderados. Aquelas, que desejam uma mama mais redonda e proeminente, podem optar por implantes maiores. O Dr. Hugo Freitas escolhe o tamanho do implante, de forma personalizada e após uma medição meticulosa da anatomia única de cada paciente, de forma a obter um resultado estético superior.

Forma do Implante

imagem demonstrando dois implantes mamários de silicone, cada um deles apoiado na palma de uma mão com luva; à esquerda um implante redondo e à direita um implante anatómico em forma de gota

Z Implantes redondos

  • Utilizados quando a mama tem uma boa forma mas precisa apenas de um aumento de volume
  • Adequados para a grande maioria das pacientes
  • Aumentam o preenchimento, tanto no polo superior da mama, como no polo inferior.

Z Implantes anatómicos (em forma de gota)

  • Imitam o declive anatómico natural da mama
  • Tendem a produzir resultados mais equilibrados e naturais, contudo com volumes mais modestos
  • Têm como principais desvantagens a possível rotação do implante e o custo (são bastante mais caros)

Recuperação da Mamoplastia de Aumento

Z Pós-operatório imediato

Um soutien compressivo e uma banda mamária serão colocados para reduzir o inchaço e as equimoses (nódoas negras). O repouso adequado é fundamental nos primeiros dias de recuperação. O desconforto pode ser controlado pela medicação prescrita.

Z 1 Semana

A maioria das mulheres pode retornar ao trabalho 7 a 10 dias após a operação. Contudo, deverão ser evitadas atividades extenuantes e exercício físico vigoroso, durante este período de recuperação.

Z 2 a 3 Semanas

As pacientes podem iniciar atividades físicas ligeiras mas evitar exercícios com o peito e os braços.

Z 4 a 6 Semanas

Podem iniciar todas as atividades de rotina regulares, incluindo exercícios mais vigorosos com o peito e braços.

Imagem das mãos de um médico segurando na mão direita de um paciente, demonstrando uma forte relação entre ambos

Porquê escolher o Dr. Hugo Freitas?

Z É um cirurgião plástico experiente, certificado e de referência
Z Utiliza os melhores e mais recentes tratamentos médicos e cirúrgicos
Z Mantém uma formação científica atualizada e de forma contínua
Z Está dedicado a oferecer-lhe os melhores resultados
Z Avalia cada doente de forma individual e as suas necessidades específicas e únicas
Z Presta cuidados especializados com amizade e carinho
Z Acredita numa forte relação entre médico e paciente
Saber mais

Perguntas frequentes

Como me devo preparar para uma mamoplastia de aumento?

O Dr. Hugo Freitas irá fornecer instruções detalhadas, durante a sua consulta pré-operatória, de modo a evitar quaisquer intercorrências. Algumas das medidas pré-operatórias que deverão ser tomadas são:

  • Evitar a utilização de todos os produtos derivados do tabaco, pelo menos 6 semanas antes
  • Não tomar medicação anti-inflamatória, chás e suplementos naturais, nas 3 semanas antes do procedimento
  • Realizar todos os exames prescritos na consulta, assim como, uma mamografia ou ecografia consoante requisitado pelo Dr. Hugo Freitas
  • Estar em jejum (não comer nem beber nada) nas 6 horas antes da operação

Que tipo de anestesia é utilizada?

A mamoplastia de aumento pode ser realizada sob uma anestesia geral ou sob uma sedação profunda (a dormir mas com respiração espontânea), sempre supervisionada por um anestesiologista.

Quanto tempo demora a operação?

Normalmente entre 1H00m a 1H30m.

Quanto tempo preciso ficar internada?

Normalmente, este tipo de cirurgia é realizada em regime de ambulatório, o que significa que não precisa ficar internada. Após um recobro de 6 a 8 horas, está capaz de ter alta e fazer a recuperação em casa. No entanto, por motivos clínicos ou por motivos pessoais, poderá ficar internada durante uma noite, se assim o preferir. Durante as semanas seguintes será acompanhada regularmente nas consultas pós-operatórias.

Serão utilizados drenos no pós-operatório?

Na grande maioria dos casos não serão utilizados drenos. Contudo, essa é uma decisão que é tomada durante a cirurgia consoante fatores intraoperatórios.

Os resultados da mamoplastia de aumento duram quantos anos?

Os resultados desta cirurgia são considerados permanentes, a menos que ocorra uma reação anormal ou uma complicação. A mama irá continuar o processo natural de envelhecimento após a mamoplastia. Para ajudar a manter os resultados deverá evitar grandes flutuações do seu peso e continuar a usar um soutien de suporte.

Posso amamentar depois de colocar implantes mamários?

Embora existam poucos estudos que discutam este tópico com números exatos, a experiência empírica demonstra que a maioria das pacientes consegue amamentar. No entanto, se pretender amamentar no futuro, dever-se-ia evitar as incisões à volta do mamilo, pois estas podem lesar os canais galactóforos (que encaminham o leite até ao mamilo) e diminuir a capacidade de lactação.

Posso fazer mamografias?

Sim. Deve fazer as mamografias de rotina com a periodicidade normal. Deve apenas avisar ao técnico que executa o exame, que é portadora de implantes mamários.

Existe alguma associação entre cancro da mama e implantes mamários?

Os estudos disponíveis até ao momento não demonstram qualquer associação entre implantes mamários e cancro da mama. A prevalência de cancro da mama parece ser semelhante em mulheres com ou sem implantes mamários. Existe até uma ligeira tendência, para as mulheres portadoras de implantes mamários e que são diagnosticadas com cancro da mama, apresentarem uma doença num estádio mais inicial.

Recentemente, foram descritos casos muito raros de linfoma anaplásico (BIA-ALCL) sobretudo associados aos implantes macro texturizados de uma marca comercial. Esse tipo de implantes foi retirado do mercado. Em Portugal há apenas um caso descrito deste tipo de linfoma.

Poderei precisar de mais algum procedimento para além da colocação de implantes de silicone?

O procedimento que mais frequentemente se associa à colocação de implantes de silicone é a mastopexia com próteses. Pode acontecer, que para além de uma mama pequena, esta também possa estar descaída. Para pequenos graus de ptose, a simples colocação de um implante será suficiente para que a mama volte a levantar e ficar firme. Contudo, à medida que a ptose se vai agravando, poderão ser necessários procedimentos adjuvantes de lifting mamário ou mastopexia, que poderão ir de simples incisões circum-areolares (à volta do mamilo), a incisões verticais (entre o mamilo e o sulco inframamário) até às clássicas incisões em T invertido.

Vamos Começar?
Queremos responder às suas perguntas, auxiliar no agendamento de consultas e ajudá-lo com a sua jornada para atingir seus objetivos estéticos.