Facelift ou Lifting Facial

Imagem oblíqua direita do rosto de uma mulher, com contornos bem definidos e com setas e linhas tracejadas que representam os vectores do lifting facial
À medida que envelhecemos, a pele começa a perder a sua elasticidade devido à degradação das proteínas de colagénio e elastina. Para além disso, as estruturas anatómicas mais profundas começam a sofrer alterações. Isto incluí os músculos das bochechas e em redor dos olhos, tal como, a gordura da face. Todos estes fatores combinados, fazem com que a face e pescoço se tornem pendentes, descaídos e com excesso de rugas, causando uma aparência mais envelhecida. Se está preocupado com os sinais de envelhecimento da sua face, o facelift pode ser o procedimento ideal para si!

Através de incisões escondidas, os tecidos profundos da face podem ser elevados, os músculos reparados e a gordura redistribuída. Nas técnicas modernas utilizadas pelo Dr. Hugo Freitas, apenas a pele em excesso é removida, de modo a evitar que esta fique muito esticada e com uma aparência artificial. A maioria da elevação é feita nas camadas profundas da face, o que permite obter um resultado rejuvenescido e muito natural.

Benefícios

Quais são os benefícios de um Facelift?

Imagem frontal do rosto de uma mulher atraente sob um fundo branco, que simula os efeitos de um facelift, tracionando a pele da face com os dedos de ambas as mãos

Z Suavização das rugas

Com o passar dos anos, o colagénio da pele é degradado, levando à formação de linhas finas e rugas. O facelift remove o excesso de pele flácida, tornando a sua textura mais suave e rejuvenescida, retirando muitos anos na sua aparência.

Z Uma linha mandibular mais definida

Os tecidos faciais mal posicionados e descaídos ao longo da linha mandibular podem criar uns papos descaídos nesta área (jowls). O facelift repara os músculos e remove o excesso de tecidos criando uma linha mandibular bem definida e uma transição mais atraente entre a face e o pescoço.

Z Contornos da face e pescoço mais delineados e firmes

Os cantos da boca descaídos e os tecidos pendentes das bochechas e pescoço podem causar uma aparência envelhecida e cansada. O facelift reposiciona os tecidos mais profundos da face e remove quaisquer excessos, para alcançar contornos faciais e cervicais mais levantados, firmes e bem delineados.

Imagem lateral do rosto de uma mulher atraente, com os contornos do pescoço e linha mandibular muito bem definidos e pele firme e tonificada
Sobre

Quais as várias opções de Facelift?

Z Mini-Facelift

  • Tem como alvo de tratamento a porção inferior da face
  • Melhor para doentes que não precisam de melhorias das bochechas ou do queixo
  • Envolve pequenas incisões em torno das orelhas
  • Remove o excesso de pele e gordura e reposiciona os tecidos profundos

Z Lifting Facial (completo)

  • Tem como alvo de tratamento as bochechas, a parte inferior da face, a linha mandibular e o queixo
  • Tal como o mini-facelift tem uma incisão em torno da orelha. Contudo, esta estende-se para o couro cabeludo, na região das patilhas e atrás da orelha
  • Remove o excesso de pele e gordura e reposiciona os tecidos profundos

Z Lifting Cervical (do pescoço)

  • Consiste na reparação dos músculos do pescoço e a remoção da gordura nesta região
  • É feita uma incisão que fica escondida debaixo e atrás do queixo
  • É frequentemente associado com o Facelift Completo para um rejuvenescimento total da face e pescoço

Recuperação do Lifting Facial

Z Pós-operatório imediato

Medicação analgésica para melhoria do desconforto e inchaço. É frequente haver inchaço e equimoses (nódoas negras). Deverá fazer repouso e manter a tensão arterial bem controlada.

Z 1 semana

Os pacientes normalmente são capazes de ir trabalhar e fazer atividades ligeiras. O inchaço e as equimoses (nódoas negras) começam a resolver.

Z 2 Semanas

Continua a resolução do inchaço e equimoses. Pode fazer atividades ligeiras mas é desaconselhado exercícios vigorosos e fazer cargas.

Z 4 Semanas

Os resultados estão mais aparentes. Os pacientes podem retomar as suas atividades físicas regulares, após autorização médica. A maioria dos pacientes já se sente confortável para frequentar eventos sociais, embora uma ligeira sensação de aperto possa perdurar por alguns meses.

Imagem de um médico com bata branca e estetoscópio, com ambas as mãos com luvas a segurar na mão de um paciente, demonstrando uma forte relação entre ambos

Porquê escolher o Dr. Hugo Freitas?

Z É um cirurgião plástico experiente, certificado e de referência
Z Utiliza os melhores e mais recentes tratamentos médicos e cirúrgicos
Z Mantém uma formação científica atualizada e de forma contínua
Z Está dedicado a oferecer-lhe os melhores resultados
Z Avalia cada doente de forma individual e as suas necessidades específicas e únicas
Z Presta cuidados especializados com amizade e carinho
Z Acredita numa forte relação entre médico e paciente
Saber mais

Perguntas frequentes

Cuidados a ter antes da cirurgia?

  • Evitar fumar (6 semanas antes)
  • Evitar tomar todo o tipo de suplementos alimentares ou vitamínicos, naturais ou artificiais (3 semanas antes)
  • Evitar tomar todos os tipos de chá (3 semanas antes)
  • Manter a tensão arterial bem controlada
  • Fazer exames de rotina pré-operatórios (análises de sangue, radiografia de tórax, eletrocardiograma)

O Facelift completo corrige os sinais de envelhecimento em redor dos olhos e da testa?

Não. O Facelift trata apenas as bochechas, a região inferior da face e o pescoço.

Os doentes que pretendam otimizar a região superior da face deverão combinar o Facelift com uma Blefaroplastia ou com a aplicação de Botox🄬 ou Preenchimentos de Ácido Hialurónico para obterem um rejuvenescimento facial completo.

Quanto tempo perduram os resultados dum Facelift?

Os resultados dum Facelift são geralmente permanentes e os pacientes podem desfrutar da sua aparência rejuvenescida durante muitos anos. Como é óbvio, a face irá continuar o seu processo natural de envelhecimento após a cirurgia, mas os pacientes irão continuar a parecer mais jovens. Para manter um resultado maximizado, deverá manter os cuidados da sua pele e aplicar protetor solar.

Que tipo de anestesia é utilizada para este procedimento?

Poderá ser uma anestesia local com sedação ou uma anestesia geral.

Qual a melhor técnica para mim?

Dependerá de vários fatores como a quantidade de pele flácida, da distribuição da gordura facial, das rugas e sulcos existentes e do contorno do pescoço (barbela ou papada).

Quando a flacidez é apenas ligeira, uma cicatriz escondida em volta da orelha é suficiente através de um mini-facelift.

Quando essa flacidez é maior, pode-se estender a cicatriz para a região do couro cabeludo (ficando camuflada pelo cabelo) utilizando um facelift completo.

Quando a flacidez é ainda maior e sobretudo na região do pescoço, poderá ser necessário adicionar uma pequena incisão que fica escondida debaixo do queixo (lifting cervical). Sobretudo nos homens, pode existir um excesso de gordura e pele apenas no pescoço (papada) e que pode ser corrigido apenas com um lifting cervical.

Em alguns pacientes com excesso de gordura, o procedimento poderá ser complementado com uma Lipoaspiração. Noutros, com excesso de pele nas pálpebras, uma Blefaroplastia poderá ser benéfica. Todos estes fatores serão avaliados na consulta pré-operatória e tomada a decisão da técnica ou técnicas mais adequadas para si.

Quanto tempo demora a operação?

Normalmente entre 3 a 6 horas, consoante a quantidade de lifting necessário e dos procedimentos adicionais.

É preciso internamento na clínica ou hospital?

Também depende da extensão do facelift e dos procedimentos adicionais. Para procedimentos menos extensos, fará apenas um recobro de 6 a 8 horas e poderá depois ser acompanhado em ambulatório. Para facelifts maiores ou com procedimentos adicionais é conveniente ficar internado durante uma noite.

Serão utilizados drenos no pós-operatório?

Normalmente não são utilizados drenos. Contudo, se a dissecção for muito extensa, podem ser utilizados drenos aspirativos nas primeiras 24 horas.

Cuidados a ter no pós-operatório?

  • Pode ficar com um penso ou banda tipo capacete durante 24 ou 48 horas (consoante o procedimento)
  • Aplicação de gelo
  • Dormir com a cabeceira elevada
  • Manter a tensão arterial bem controlada
  • Medicação analgésica nos primeiros 3 a 7 dias
  • Não fazer esforços vigorosos durante 2 a 3 semanas
  • Aplicação diária de pomadas e cremes nas incisões (com indicação médica)

Quando posso voltar a trabalhar?

Dependendo do tipo de trabalho e do tipo de cirurgia, a maioria dos pacientes volta ao trabalho, 2 a 3 semanas depois da cirurgia.
Vamos Começar?
Queremos responder às suas perguntas, auxiliar no agendamento de consultas e ajudá-lo com a sua jornada para atingir seus objetivos estéticos.