Blefaroplastia

(Cirurgia das Pálpebras)
De todos os traços faciais, os olhos tendem a atrair a atenção de forma avassaladora. Em muitas culturas, a elegância dos olhos é um componente crítico na sedução e atração de uma face bonita.
Imagem frontal do rosto de uma mulher jovem e bonita, de olhos azuis e atraentes, acariciando a face com ambas as mãos, sob um fundo acinzentado

As pálpebras descaídas, inchadas, com papos ou olheiras podem fazer com que toda a face tenha uma aparência envelhecida, exausta ou mesmo triste.

A cirurgia palpebral ou blefaroplastia é o procedimento que revitaliza os olhos, ao remover o excesso de pele e gordura das pálpebras superiores e inferiores.

A blefaroplastia pode restaurar o esplendor e a jovialidade da área em torno dos olhos e melhorar também o campo visual, devido à obstrução causada pela pele pendurada. O Dr. Hugo Freitas oferece várias opções de tratamentos palpebrais, elaborando um plano cirúrgico personalizado, para que possa alcançar os seus desejos estéticos específicos. Os pacientes podem melhorar a aparência das suas pálpebras superiores, das pálpebras inferiores ou de ambas, para um rejuvenescimento maximizado da região periorbitária.

Imagem frontal do rosto de uma mulher jovem, deitada numa marquesa dum bloco operatório, em preparação para uma blefaroplastia

A cirurgia das pálpebras superiores é relativamente simples e consiste na remoção do excesso de pele frouxa, reparação dos músculos e redistribuição ou remoção do excesso de gordura, de modo a ficar com um olhar mais aberto e expressivo.

A cirurgia das pálpebras inferiores é um pouco mais complexa, pois para além da remoção conservadora de pele e redistribuição da gordura, é necessário suavizar a transição da pele das pálpebras, com a pele da restante face.

Benefícios

Quais são os benefícios de uma Blefaroplastia?

Imagem frontal em tons de cinzento, do rosto de uma mulher jovem, com olhos azuis e atraentes, acariciando a região inferior da face com a mão direita.

Z Rejuvenescimento dos seus olhos

Quando os olhos estão escondidos por detrás de umas pálpebras pendentes ou disfarçados por rugas, estes podem perder a sua luminosidade. A cirurgia palpebral pode remover o excesso de tecido palpebral e dar tensão aos restantes tecidos, de forma a enfatizar a beleza natural dos seus olhos.

Z Refresque a sua aparência

Se tiver rugas em torno dos olhos, pálpebras descaídas ou papos abaixo dos olhos, poderá parecer mais velho do que é na realidade. Pálpebras pendentes também contribuem para uma aparência de fadiga e tristeza. A cirurgia palpebral pode resolver estes problemas, ajudá-lo a parecer revigorado e restaurar uma estética rejuvenescida à sua face.

Z Melhore a sua visão

Com o passar do tempo, muitos homens e mulheres desenvolvem flacidez das pálpebras superiores, como resultado do envelhecimento, do estilo de vida e de fatores genéticos. Alguns indivíduos podem desenvolver um excesso de pele e flacidez de tal ordem, que as pálpebras tapam o campo de visão. Se as suas pálpebras cobrirem parte da sua visão, deve seriamente considerar uma blefaroplastia, para que recupere a visão perdida.

Sobre

As suas opções de Blefaroplastia

Imagem frontal ampliada, da metade direita do rosto de uma mulher jovem, com linhas tracejadas representativas da pele a ser removida durante uma blefaroplastia.

Z Blefaroplastia das Pálpebras Superiores

  • As incisões são colocadas dentro da prega natural da pálpebra superior
  • Em alguns casos as incisões poderão ser estendidas para lá do canto lateral dos olhos
  • O excesso de pele é excisado, a gordura removida ou reposicionada e os restantes tecidos são reparados

Z Cirurgia das Pálpebras Inferiores

  • As incisões são colocadas logo abaixo das pestanas da pálpebra inferior
  • Se a remoção de gordura for necessária, poderá ser efetuada por incisões na mucosa da parte de dentro da pálpebra (conjuntiva)
  • O excesso de tecido é removido e a restante pele é esticada.

Recuperação da Cirurgia Palpebral

Z Pós-operatório imediato

Os pacientes são aconselhados a manter as suas cabeceiras elevadas, fazer repouso e aplicar gelo. Esforços deverão ser evitados por vários dias.

Z 2 a 5 Dias

Algumas equimoses (nódoas negras), inchaço e desconforto são expetáveis nas fases iniciais da recuperação, mas estes efeitos colaterais podem ser minimizados com a aplicação de gelo e medicação analgésica. A atividade física deverá ainda ser limitada.

Z 1 Semana

O inchaço e as equimoses já regrediram consideravelmente após a primeira semana, mas poderá levar várias semanas até se verificar o resultado final.

Z 2 a 3 Semanas

A maioria dos pacientes pode retomar as suas atividades físicas de rotina.

Imagem de um médico com bata branca e estetoscópio, com ambas as mãos com luvas a segurar na mão de um paciente, demonstrando uma forte relação entre ambos

Porquê escolher o Dr. Hugo Freitas?

Z É um cirurgião plástico experiente, certificado e de referência
Z Utiliza os melhores e mais recentes tratamentos médicos e cirúrgicos
Z Mantém uma formação científica atualizada e de forma contínua
Z Está dedicado a oferecer-lhe os melhores resultados
Z Avalia cada doente de forma individual e as suas necessidades específicas e únicas
Z Presta cuidados especializados com amizade e carinho
Z Acredita numa forte relação entre médico e paciente
Saber mais

Perguntas frequentes

Cuidados a ter antes da cirurgia?

  • Evitar fumar (6 semanas antes)
  • Evitar todo o tipo de suplementos alimentares ou vitamínicos, naturais ou artificiais (3 semanas antes)
  • Evitar tomar todos os tipos de chá (3 semanas antes)
  • Ter a tensão arterial bem controlada
  • Fazer exames de rotina pré-operatórios prescritos
  • Ter uma avaliação oftalmológica recente

Posso combinar uma blefaroplastia com outros procedimentos faciais?

Sim. A maioria dos pacientes obtém uma otimização estética pela combinação de vários procedimentos que podem atuar de forma simbiótica. A blefaroplastia é frequentemente associada aos seguintes:

Que resultados posso esperar após uma Blefaroplastia?

A cirurgia palpebral cria uma aparência revigorada e menos preocupada. Este procedimento realça o olhar, suaviza a pele em redor dos olhos e torna a face mais convidativa e jovial. Os resultados são duradouros, contudo, o envelhecimento, a hereditariedade e o estilo de vida podem afetar o resultado da sua cirurgia. A utilização de óculos de sol e protetores solares pode ajudar na manutenção do rejuvenescimento palpebral.

Que tipo de anestesia é utilizada para estes procedimentos?

A maioria dos casos é tratada apenas com uma anestesia local. Contudo, na cirurgia das 4 pálpebras, em que é planeada uma dissecção mais extensa, poderá ser realizada uma sedação profunda ou anestesia geral.

Que técnicas existem e qual a melhor para mim?

Dependerá sobretudo da avaliação que será feita na consulta pré-operatória. A decisão mais importante será a de tratar apenas as pálpebras superiores ou então tratar as 4 pálpebras.

A blefaroplastia superior é feita através de uma incisão que fica no sulco da pálpebra e a cicatriz resultante costuma ser impercetível. O músculo será reparado e a gordura removida ou redistribuída consoante as caraterísticas de cada paciente.

A blefaroplastia inferior é realizada através de uma incisão na pálpebra ou então na conjuntiva inferior (mucosa vermelha que fica na parte de dentro da pálpebra). As cicatrizes costumam também ser impercetíveis. De acordo com a anatomia de cada paciente, a gordura poderá ser removida ou redistribuída para a eliminação dos papos ou olheiras.

A blefaroplastia é muitas vezes complementada com a aplicação de Botox🄬 ou Preenchimentos com Ácido Hialurónico, pois os resultados são altamente maximizados. Trata-se de uma verdadeira simbiose na estética periorbitária.

Quanto tempo demora a operação?

Cerca de 1 hora para a cirurgia das pálpebras superiores e cerca de 2 a 3 horas para as quatro pálpebras.

Preciso ficar internado na clínica ou hospital?

Não necessita de internamento na cirurgia das pálpebras superiores. Na cirurgia das pálpebras superiores e inferiores também não costuma precisar internamento, contudo, pode optar por uma noite se preferir o conforto e a ajuda obtida no hospital ou clínica.

Serão utilizados drenos no pós-operatório?

Não.

Cuidados a ter no pós-operatório?

  • Pode ficar com um penso ou banda oclusiva nas primeiras horas após a cirurgia
  • Aplicação de gelo ou compressas frias
  • Dormir com a cabeceira elevada
  • Manter a tensão arterial bem controlada
  • Medicação analgésica nos primeiros 3 a 7 dias
  • Não fazer esforços vigorosos durante 2 a 3 semanas
  • Aplicação diária de pomadas e cremes nas incisões (com indicação médica)

Quando posso voltar a trabalhar?

Dependendo do tipo de trabalho poderá voltar 1 a 2 semanas depois.
Vamos Começar?
Queremos responder às suas perguntas, auxiliar no agendamento de consultas e ajudá-lo com a sua jornada para atingir seus objetivos estéticos.