Botox ®
Toxina Botulínica
O que é o Botox®?
É utilizado sobretudo para suavizar as rugas dinâmicas ou as rugas que se formam devido aos movimentos faciais, como franzir a testa, pestanejar, sorrir ou outras expressões que realizamos no dia a dia.
O tratamento funciona através do bloqueio dos impulsos nervosos para o músculo, fazendo com que estes relaxem. Daí resulta uma suavização das expressões faciais e uma redução importante das rugas de expressão.
Que tipo de Rugas podem ser Tratadas com Botox®?
As injeções de Botox® ajudam os pacientes adultos, de qualquer idade, a melhorar a sua aparência, não só proporcionando uma imagem mais rejuvenescida, como também melhorando o ar de preocupação e tristeza. O resultado é um aspeto mais revigorado e feliz.
As áreas mais frequentemente tratadas são aquelas onde a atividade muscular influência as caraterísticas faciais, tais como:
- Tratamento das rugas de expressão da glabela (no espaço entre as duas sobrancelhas)
- Tratamento dos sulcos e rugas da testa
- Suavização dos pés-de-galinha (rugas na parte de fora das pálpebras, mais evidentes durante o sorriso)
- Suavização das bunny lines (sulcos que se formam no nariz durante a mímica facial)
- Lifting químico das sobrancelhas (Browlift – através do bloqueio seletivo dos músculos que fazem descer as sobrancelhas): as sobrancelhas podem ser levantadas, sobretudo na sua porção lateral, para um efeito estético mais atraente no rosto feminino.
- Diminuição das bandas do pescoço, também conhecidas como bandas platismais
- Suavização das linhas finas dos lábios, vulgarmente designadas de código de barras
- Lifting dos cantos da boca
- Correção do sorriso gengival
- Melhoria da ondulação da pele no queixo
- Suavizar a linha mandibular quadrada.
Escolhendo um profissional de saúde para os tratamentos injetáveis
Muitas pessoas pensam, que pelo facto do Botox® ser anunciado em SPA`s, salões de estética e outros gabinetes não médicos, as injeções de toxina botulínica estão ao mesmo nível da manicure ou do corte de cabelo. E isto não é o caso, de todo! Embora não seja um tratamento cirúrgico, a injeção é um procedimento médico que requere um treino específico, conhecimentos de anatomia, fisiologia e farmacologia e competências para as administrar de forma segura e eficaz.
Quando escolher um médico para as suas injeções de Botox®, dê à sua decisão o mesmo nível de cuidado e escrutínio, que daria para um procedimento cirúrgico. Embora muitos médicos anunciem tratamentos de Botox® após frequentarem apenas um curso de fim de semana, o profissional mais qualificado será um cirurgião plástico, que para além de uma formação e experiência de muitos anos com estas técnicas, está também muito familiarizado com a anatomia facial. O Dr. Hugo Freitas tem uma experiência de mais de 10 anos com injeções de Botox® e frequentemente utiliza-as para indicações avançadas, em patologias mais complexas como simetrizações faciais em casos de paralisia facial, sinquinésias faciais (movimentos faciais em massa e involuntários), blefarospasmos (espasmos musculares das pálpebras) e hiperhidroses (sudação excessiva das mãos ou axilas).
O que esperar durante o tratamento?
As injeções de Botox® são procedimentos médicos não cirúrgicos e são normalmente realizados durante uma visita ao consultório. O seu tratamento começará com uma consulta com o seu cirurgião plástico, para discutir as suas principais preocupações e objetivos.
Consulta Pré-tratamento
O Botox® é o nome referente a uma marca comercial cuja substância ativa é a toxina botulínica tipo A. Embora o Botox® seja a marca mais conhecida, também existem outras disponíveis no mercado. A toxina botulínica é uma neurotoxina injetável e é o tratamento cosmético mais popular no mundo ocidental.
É utilizado sobretudo para suavizar as rugas dinâmicas ou as rugas que se formam devido aos movimentos faciais, como franzir a testa, pestanejar, sorrir ou outras expressões que realizamos no dia a dia.
O tratamento funciona através do bloqueio dos impulsos nervosos para o músculo, fazendo com que estes relaxem. Daí resulta uma suavização das expressões faciais e uma redução importante das rugas de expressão.
Tratamento com Botox®
Antes de iniciar o tratamento, poderá ser aplicada uma pomada anestésica com o intuito de aliviar o desconforto das picadas, contudo, esta demora mais de 30 minutos para fazer algum efeito. A maioria dos pacientes acha isto desnecessário, porque as agulhas utilizadas são extremamente finas e as injeções não são profundas. Mais frequentemente é aplicado gelo, por breves períodos, na área a ser tratada. Desta forma, consegue-se um bom efeito analgésico e reduz-se também o risco de pequenas hemorragias ou equimoses.
As injeções são então aplicadas nos músculos faciais, em pontos estratégicos e nas doses adequadas. Os pacientes costumam descrever uma sensação de beliscão durante a injeção, contudo, sem dor significativa.
Após o tratamento poderá voltar às suas atividades normais, embora não seja recomendável a prática de exercício físico vigoroso. Deverá também dormir ou descansar com a cabeceira ligeiramente elevada. Os efeitos colaterais mais frequentes são um ligeiro rubor, inchaço ou pequena equimose nos locais de injeção, que desaparecem após poucos dias.
Após o tratamento, não irá ver os resultados de forma imediata. Isto é expectável e não se preocupe, pois é normal. Dependendo de cada paciente e da área tratada, os resultados finais são tipicamente alcançados ao fim de 3 a 7 dias após a injeção.
Quando fizer o seu primeiro tratamento com Botox®, é normal que inicie com uma dose mais baixa, e caso seja necessário, faça um retoque durante a consulta de seguimento. Isto assegurará um resultado otimizado e natural, sem o risco de sobretratar uma área.
Quanto tempo perduram os resultados?
Os efeitos na suavização das rugas podem variar dependendo do doente e da área tratada. Tipicamente os resultados podem durar entre 3 a 8 meses. Para manutenção do seu resultado, poderá simplesmente repetir o tratamento com os devidos ajustamentos da dose e da técnica, tendo em conta algum efeito residual, tal como a resposta ao tratamento anterior.
Em que outras condições do foro da Cirurgia Plástica pode o Botox® ajudar?
- Paralisia facial: injetamos o lado saudável para melhorar a simetria da face;
- Espasmos faciais e Blefarospasmo: para bloquear os músculos espásticos;
- Trismus: para bloquear os músculos mastigadores;
- Hiperhidrose: para reduzir a transpiração excessiva das axilas ou das mãos.
Quando aplicado por um cirurgião plástico qualificado, as injeções de Botox® proporcionam um rejuvenescimento facial eficaz, com aspeto natural, de forma segura, com desconforto mínimo e sem perdas de tempo significativas. A melhor maneira de confirmar se é um bom candidato para Botox® é fazer uma consulta de avaliação com o Dr. Hugo Freitas.