Cirurgia Íntima na Mulher

As operações plásticas na vulva e vagina corrigem alterações congénitas, pós-traumáticas ou pós-parto e podem impulsionar drasticamente a confiança, sexualidade e qualidade de vida de uma mulher.
vista frontal do tronco e coxas de uma mulher jovem e elegante, vestindo umas cuecas brancas, que estão sendo removidas com ambas as mãos
Saiba mais

Sobre a Cirurgia Íntima na Mulher

Hoje, mais do que nunca, as mulheres têm o poder de decidir por si próprias, como é que o seu corpo deve funcionar e aparentar. Mesmo as zonas mais íntimas da anatomia feminina, podem ser esculpidas e refinadas, para aprimorar a sua sensualidade, revigorar a sua sexualidade e até mesmo incitar uma sensação de destreza sexual. Tudo isto é possível, através das técnicas modernas e sofisticadas de cirurgia plástica e ginecológica efetuadas pelo Dr. Hugo Freitas.

Os ideais estéticos dos genitais femininos são altamente dependentes de influências culturais ou dos conceitos de beleza próprios de cada mulher. Atualmente, as mulheres estão muito mais atentas à aparência dos seus genitais, devido à crescente popularidade da depilação genital e da proliferação das imagens na internet. Contudo, as mulheres comparam-se umas com as outras e criam o seu ideal estético.

Se uma mulher se sente deformada ou fora da normalidade, esta vai desenvolver sentimentos de embaraço e perda da autoestima. Estas mulheres frequentemente evitam situações sociais ou sexuais que impliquem a visualização dos seus genitais, tais como, a utilização de biquínis justos, banhos em grupo ou intimidade sexual.
Para além disto, queixas de desconforto durante as atividades sexuais, exercício físico ou quando usam roupas apertadas, são também frequentes. Dificuldades com a higiene e inflamação crónica, podem ainda complicar mais todo este quadro.

Existem vários tipos de procedimentos que podem ser efetuados nos genitais femininos. Enquanto uns têm um componente simplesmente cosmético, outros podem ter implicações funcionais muito importantes, como a diminuição do desconforto e a melhoria da performance sexual.

Procedimento

Labioplastia

mulher deitada sobre um fundo branco e em posição ginecológica, calçando uns sapatos vermelhos de saltos altos e cobrindo os genitais com ambas as mãos

A labioplastia refere-se à operação plástica efetuada com o intuito de melhorar a aparência da vagina externa e das estruturas vulvares.

Muitas mulheres, nasceram com os pequenos lábios demasiado grandes, ou então desenvolveram estas deformações após o seu desenvolvimento ou envelhecimento. Os pequenos lábios sobredimensionados podem trazer insatisfação e estas pacientes podem beneficiar de uma cirurgia estética vaginal conhecida como labioplastia.

A labioplastia melhora a aparência das estruturas vaginais externas, normalmente através da redução dos pequenos lábios.

Algumas mulheres, podem também sofrer de sintomas de desconforto ou irritação devido à hipertrofia dos pequenos lábios, e este procedimento pode resolver estes problemas.

Botox® – áreas de tratamento e resultados

Este procedimento é normalmente efetuado sob uma anestesia local, com ou sem sedação. Não necessita internamento na clínica ou hospital e o pós-operatório é relativamente simples, sendo o inchaço o problema mais frequente.

Os benefícios deste procedimento são magníficos. Para além de eliminar o desconforto e irritações cutâneas decorrentes da hipertrofia dos pequenos lábios, o impulso positivo na autoconfiança e autoestima levam a uma melhoria da vida sexual e da qualidade de vida global. A vergonha dos seus genitais é substituída pela confiança e orgulho, sendo o resultado final uma mulher mais feliz!

imagem de uma mulher sedutora, autoconfiante e eu roupa interior, por cima de um homem que se encontra semi-deitado e a ser puxado por esta, pelo fio que tem em torno do pescoço
Procedimento

Aumento dos grandes lábios

A cirurgia de aumento dos grandes lábios é efetuada de maneira semelhante ao aumento dos lábios da face. São utilizadas injeções debaixo da pele, para que as rugas possam esticar e assim desaparecer. O objetivo é também recriar uns grandes lábios que sejam mais volumosos e salientes que os pequenos lábios.

Mais frequentemente utiliza-se a gordura da própria paciente, que foi removida de outra parte do corpo – técnica designada por lipoenxerto.

Também poder-se-á utilizar um preenchimento com ácido hialurónico, que tende a ter um efeito mais temporário.

A cirurgia de aumento dos grandes lábios é muitas vezes realizada conjuntamente com outros procedimentos, como a labioplastia.

Procedimento

Redução do Monte de Vénus (Mons Pubis)

A redução do Monte de Vénus ou monte púbico é considerado um tipo de cirurgia estética vaginal, embora não faça parte da vagina ou da vulva. Muitas vezes, as mulheres queixam-se de uma saliência na região pré-púbica e sentem-se com uma aparência pouco feminina e sensual. Sentem-se desconfortáveis, especialmente quando estão em fato de banho, com a protusão na parte mais inferior da sua barriga. Esta protusão costuma ser agravada pelas cicatrizes de cesariana. A redução do monte púbico é realizada através de lipoaspiração, removendo a gordura em excesso e tornando esta área mais plana.

Imagem oblíqua direita do tronco e coxas de uma mulher jovem e de pele bronzeada, sob um fundo branco e cobrindo os genitais com uma rosa que é segurada pela sua mão esquerda

Perineoplastia (aperto da abertura vaginal)

Quando as pacientes se queixam de ter uma vagina larga, muitas vezes o que querem dizer é que a abertura vaginal está alargada. Isto costuma ser uma sequela do parto.

As pacientes com alterações da abertura vaginal decorrentes do parto podem queixar-se de 3 problemas:

Z Problema cosmético: a abertura vaginal parece muito larga
Z Dor durante o coito e abertura vaginal pequena: sequela de uma laceração ou episiotomia durante o parto, seguida de reparação. Devido ao excesso de cicatriz
Z Abertura vaginal muito larga, com diminuição da fricção durante o coitoO tratamento para reparar, tanto a abertura pequena como a abertura alargada, é chamado de perineoplastia.

Esta cirurgia repara o períneo, que é a área entre a vagina e o ânus. Se uma paciente apresenta alterações da abertura vaginal decorrente do parto, o tecido cicatricial é removido e o períneo é reconstruído para reparar os seus músculos e a sua integridade. Quando isto é realizado, a entrada da vagina vai ser estreitada, dando uma sensação de vagina mais apertada durante o coito. A aparência é melhorada, o desconforto diminui e a performance sexual é otimizada.

Este procedimento é normalmente efetuado sob uma anestesia geral ou sob uma epidural. Não carece de internamento. O pós-operatório é relativamente desconfortável mas é aliviado pelos analgésicos prescritos. A vida sexual pode ser retomada após cicatrização completa, normalmente após as 6 semanas.

Vamos Começar?
Queremos responder às suas perguntas, auxiliar no agendamento de consultas e ajudá-lo com a sua jornada para atingir seus objetivos estéticos.