Mamoplastia de Redução

(Redução da Mama)
A cirurgia de redução da mama, também conhecida como mamoplastia de redução, é o procedimento cirúrgico que remove o excesso de tecido mamário.

Hipertrofia da mama

imagem frontal do peito de uma mulher com mamas hipertrofiadas e pesadas, tapando os mamilos com ambos os antebraços, sob um fundo branco
Hipertrofia da mama
A cirurgia de redução da mama, também conhecida como mamoplastia de redução, é o procedimento cirúrgico que remove o excesso de tecido mamário. Este tipo de cirurgia é indicado para mulheres com mama grande e descaída e que daí resultam morbilidades médicas causadas pelo seu peso excessivo. Problemas como dores nas costas, ombros e pescoço, irritação da pele, deformidades esqueléticas da coluna e problemas respiratórios são frequentes e levam a uma diminuição da qualidade de vida.

A mama, desproporcionalmente grande e pesada, pode também diminuir a autoestima e autonomia, tornando difícil a utilização de alguns tipos de roupa e a participação em alguns desportos ou outras atividades. Uma mamoplastia de redução remove o excesso de gordura, tecido mamário e pele, tornando a mama mais pequena, mais leve, mais firme e levantada. Pode também reduzir o tamanho das aréolas, que é a pele mais escura em torno do mamilo. O objetivo é proporcionar à paciente uma mama mais pequena, com uma forma mais atraente e em proporção com o resto do corpo.

Vantagens

Quais os benefícios de uma Mamoplastia de Redução?

imagem oblíqua direita do tronco de uma mulher despida, sob um fundo branco, com mamas levantadas e proporcionais, com o braço direito levantado e o esquerdo a tapar ambos os mamilos

Z Obtenção de uma mama mais pequena

Tal como o excesso de gordura e tecido mamário são removidos, a pele redundante é também excisada, sendo o resultado final, uma mama mais leve e mais firme.

imagem frontal do peito de uma mulher, que utiliza um top preto, decotado e sensual.

Z Melhoria da autoconfiança e autoestima

Devido à grande melhoria na estética e proporção da mama, irá sentir-se mais segura e poderá dizer adeus à vergonha de usar alguns tipos de roupa mais sensual. O objetivo final é simples: torná-la mais feliz!

Z Remodelação dos mamilos e aréolas

Os mamilos são levantados para a sua posição ideal e as aréolas muito grandes podem ser reduzidas.

Z Melhoria das proporções corporais

A mamoplastia de redução ajuda as mulheres a sentirem-se mais à vontade com a sua imagem corporal, tornando o tamanho da mama proporcional ao resto do corpo.

Z Melhoria da qualidade de vida

Com a diminuição do peso excessivo da mama, os problemas que daí advêm (como as dores nas costas, irritação da pele, problemas de coluna) podem ser resolvidos. Pode também fazer atividades desportivas, algo que provavelmente, não se sentiria à vontade antes da cirurgia.

Sobre

Técnicas de Mamoplastia de Redução

As suas preferências pessoais, objetivos estéticos e ainda outros fatores, irão determinar a técnica selecionada para reduzir o tamanho da sua mama.

Em ambas as técnicas a seguir descritas, o Dr. Hugo Freitas remove o excesso de tecido mamário, gordura e pele flácida. Os mamilos são depois recolocados na posição ideal, que é mais acima. Este processo permite dar uma nova forma e contorno à mama. A lipoaspiração poderá ser usada para remover algum excesso de gordura adicional. Na maioria dos casos, os mamilos mantêm os seus nervos e vasos sanguíneos íntegros, contudo as alterações de sensibilidade são relativamente frequentes (embora na maioria dos casos seja temporária e melhore com o tempo). Para além da redução do tamanho, todos estes procedimentos são complementados com um lifting mamário, de modo que a mama flácida e descaída, se torne mais firme e levantada.

As 2 técnicas de mamoplastia de redução efetuadas pelo Dr. Hugo Freitas são:

Z Técnica de Cicatriz Vertical

  • Ideal para senhoras com mama moderadamente volumosa, com pele elástica e parênquima mamário firme e glandular
  • A cicatriz fica em torno da aréola e tem um componente vertical em direção ao sulco inframamário, ficando com uma forma de raquete

Z Técnica em T invertido

  • Ideal para senhoras com uma mama muito grande
  • Indicada quando existe muita pele flácida e tecido mamário menos denso
  • A cicatriz é ligeiramente mais longa e em forma de âncora ou T invertido

Recuperação da Mamoplastia de Redução

imagem frontal de uma mulher saudável, utilizando um justo soutien preto e levantando um haltére azul com a mão esquerda, sob um fundo branco

Z Pós-operatório imediato

Após o procedimento terá de usar um soutien compressivo que irá ajudar a reduzir o inchaço e as equimoses (nódoas negras). Para além do repouso necessário, será fornecido um protocolo de recuperação que terá de ser cumprido, para promover uma cicatrização rápida e eficaz. Poderá sentir algum desconforto nos primeiros dias mas será medicada para esse efeito.

Z 1 Semana

Durante esta semana deverá evitar atividades extenuantes. A maioria das senhoras pode retornar ao trabalho após 1 a 2 semanas, contudo dependerá da cicatrização de cada paciente.

Z 2 a 3 Semanas

Nesta altura, a maioria das pacientes pode retomar as atividades físicas ligeiras, desde que devidamente aconselhadas pelo Dr. Hugo Freitas. Atividades com cargas pesadas ou extenuantes são desaconselhadas. A primeira menstruação após a cirurgia poderá causar inchaço na mama e algum desconforto. Pode sentir alguma alteração da sensibilidade dos mamilos e da pele, mas costuma melhorar nas semanas subsequentes (embora em algumas pacientes, sobretudo naquelas com a mama muito grande, estas possam ser permanentes).

Z 4 a 6 Semanas

Poderá retomar a sua atividade física normal, desde que esteja cicatrizada e se sinta confortável. Deverá utilizar um soutien desportivo para suporte. Pode reiniciar a sua vida sexual após estas 6 semanas e após cicatrização completa

Resultados

Que resultados posso esperar após uma Mamoplastia de Redução?

Embora a maioria do inchaço e equimoses (nódoas negras) desapareçam após as primeiras semanas, poderá demorar 6 a 12 meses, até a mama assentar ao seu novo formato. Mesmo depois dessa altura, a sua forma poderá se alterar, consoante variações hormonais, alterações de peso ou gravidezes.

O Dr. Hugo Freitas toma especiais cuidados, de forma a que as cicatrizes sejam o mais imperceptíveis, dentro do possível. As cicatrizes desta cirurgia poderão ser compridas, permanentes e muitas vezes mantêm-se avermelhadas durante alguns meses. Depois tornam-se gradualmente menos óbvias. Em algumas pacientes as cicatrizes desvanecem e tornam-se numa fina linha branca. Felizmente, as cicatrizes são posicionadas numa localização discreta, podendo utilizar roupas decotadas e fatos de banho, sem que estas sejam visíveis.

De todas as cirurgias plásticas disponíveis, a alteração da imagem corporal alcançada pela mamoplastia de redução é das mais fabulosas. Irá sentir-se aliviada do desconforto físico, o seu corpo irá estar muito mais proporcional e as roupas assentarão melhor.

Por muito que tenha antecipado e desejado estas alterações, irá necessitar de algum tempo para se ajustar à sua nova aparência. O mesmo se aplica à sua família e amigos. Tem de ser paciente consigo própria e com os seus e relembrar a razão pela qual fez esta cirurgia. A grande maioria das pacientes fica satisfeita e sente-se muito recompensada com o resultado obtido.

imagem frontal de uma mulher com mamas proporcionais ao resto do corpo, estando os mamilos cobertos pelos membros superiores, sob um fundo preto
Imagem dum consultório médico; o médico segura com a sua mão esquerda as mãos do paciente, que estão sobre uma mesa, juntamente com o processo clínico, um computador e um estetoscópio

Porquê escolher o Dr. Hugo Freitas?

Z É um cirurgião plástico experiente, certificado e de referência
Z Utiliza os melhores e mais recentes tratamentos médicos e cirúrgicos
Z Mantém uma formação científica atualizada e de forma contínua
Z Está dedicado a oferecer-lhe os melhores resultados
Z Avalia cada doente de forma individual e as suas necessidades específicas e únicas
Z Presta cuidados especializados com amizade e carinho
Z Acredita numa forte relação entre médico e paciente
Saber mais

Perguntas frequentes

Sou candidata para uma Mamoplastia de Redução?

A cirurgia de redução mamária é normalmente efetuada para um alívio físico, em vez de uma simples melhoria cosmética. A maioria das senhoras submetidas a esta cirurgia têm problemas devido à mama pesada e descaída, que limita as suas atividades desportivas e causa desconforto físico. Em adolescentes, a cirurgia não é realizada até que a mama esteja completamente desenvolvida, contudo, poderá ser realizada mais cedo, caso o grande volume mamário esteja a causar um sério desconforto físico e psicológico.

As candidatas ideais estão suficientemente amadurecidas, para entender completamente o procedimento e ter expetativas reais em relação aos resultados. Tradicionalmente, a mamoplastia de redução não é recomendada para mulheres que pretendam amamentar.

Quais são os riscos de uma Mamoplastia de Redução? É muito dolorosa?

A cirurgia de redução mamária não é uma operação simples, mas é segura quando efetuada por um cirurgião plástico qualificado, como o Dr. Hugo Freitas. Mesmo assim, tal como qualquer outra cirurgia, existe sempre a possibilidade de complicações, tais como, hemorragia, infeção e reação à anestesia. Algumas pacientes podem desenvolver pequenas feridas ou atrasos de cicatrização e que normalmente são tratadas com pomadas antibióticas. Outras pacientes podem apresentar alterações temporárias ou permanentes da sensibilidade da mama ou mamilo. Outra preocupação frequente é relativa às cicatrizes resultantes. Os componentes vertical e horizontal da cicatriz são mais visíveis e podem permanecer após a cicatrização. Contudo, a tendência natural é, que com o passar do tempo (por vezes vários meses até um ou dois anos), a cicatriz fique mais clara e mais fina. As cicatrizes são tipicamente mais largas e menos suaves nas fumadoras. Quaisquer dores associadas a este procedimento costumam ser temporárias e podem ser aliviadas com a medicação analgésica prescrita.

Cuidados a ter antes da cirurgia?

  • Evitar fumar ou consumo de qualquer produto com nicotina (6 semanas antes)
    Evitar tomar todo o tipo de suplementos alimentares ou vitamínicos, naturais ou artificiais (3 semanas antes)
  • Evitar tomar todos os tipos de chá (3 semanas antes)
  • Fazer exames de rotina pré-operatórios (análises de sangue, radiografia de tórax, eletrocardiograma e mamografia ou ecografia)
  • Ter o peso estável e sem variações significativas nos últimos 6 meses
  • Estar em jejum (não comer nem beber nada) nas 6 horas antes da cirurgia

Que tipo de anestesia é utilizada para este procedimento?

Poderá ser uma anestesia com sedação profunda (fica a dormir) ou então uma anestesia geral, sempre devidamente monitorizada por um anestesista qualificado.

Qual a melhor técnica para mim?

Depende de vários fatores como o tamanho da mama, o grau de ptose, a elasticidade da pele e o tipo de parênquima mamário (glandular ou gorduroso). De uma forma geral, podemos dizer que uma mama que necessite de uma redução pequena a moderada (normalmente abaixo dos 400 gramas) e que tenha uma pele elástica, pode ser candidata a uma técnica de cicatriz vertical. Por sua vez, uma mama muito grande, que necessite de uma redução considerável (acima dos 400 gr) e que tenha muita pele flácida, beneficiará de uma técnica em T invertido.

Quanto tempo demora a operação?

Normalmente entre 3 a 4 horas, consoante a técnica e o peso removido.

Quanto tempo preciso ficar internada?

Normalmente, este tipo de cirurgia pode ser realizada em regime de ambulatório, o que significa que não precisa ficar internada. Após um recobro de 6 a 8 horas está capaz de ter alta e fazer a recuperação em casa. Se a redução for muito grande (acima de 500 gramas por mama) e/ou se por motivos pessoais ou familiares preferir, poderá ficar internada durante uma noite. Durante as semanas seguintes será acompanhada regularmente nas consultas pós-operatórias.

Serão utilizados drenos no pós-operatório?

Essa é uma decisão que é tomada durante a cirurgia consoante fatores intraoperatórios e dependente da técnica utilizada. De uma forma geral, a técnica de cicatriz vertical não necessita drenos.

Quando posso voltar a trabalhar?

É dependente da profissão da paciente, do tipo de técnica utilizada e da quantidade de mama removida. Contudo, a maioria das pacientes pode retornar ao trabalho uma a duas semanas depois da operação. Em reduções muito grandes este tempo poderá ser superior.
Vamos Começar?
Queremos responder às suas perguntas, auxiliar no agendamento de consultas e ajudá-lo com a sua jornada para atingir seus objetivos estéticos.