Aumento dos Lábios

O aumento dos lábios é o procedimento cosmético não-cirúrgico, cujo objetivo é a obtenção de uns lábios mais preenchidos, carnudos e com contornos bem definidos.
Imagem oblíqua direita e em grande plano dos lábios bem delineados e carnudos duma mulher jovem
Lábios bem preenchidos e voluptuosos são frequentemente reconhecidos, entre as mulheres, como um símbolo de juventude, beleza e sensualidade.

Os lábios pequenos ou finos, devido a fatores hereditários ou associados ao processo de envelhecimento, podem levar à insatisfação e falta de confiança. À medida que envelhecemos, os cantos da boca descaem e perde-se a definição dos lábios. Todos estes problemas podem ser corrigidos com um aumento de lábios.

Atualmente, o aumento é realizado com preenchimentos injetáveis. O Dr. Hugo Freitas utiliza apenas os preenchimentos de ácido hialurónico, devido ao seu elevado perfil de segurança.

Imagem frontal do rosto de uma mulher jovem e atraente, sob um fundo branco, a ser submetida a injeção de ácido hialurónico no lábio inferior
Técnica de injeção

Benefícios do Ácido Hialurónico

Os preenchimentos de ácido hialurónico podem melhorar a aparência dos seus lábios acrescentando:
Z

Forma

Z

Estrutura

Z

Volume

Z

Definição do contorno

Os efeitos tipicamente duram cerca de 6 meses. Após esse tempo, mais injeções podem ser necessárias, para a manutenção da forma e do volume.

Os benefícios dos preenchimentos de ácido hialurónico incluem:

  • Controlo sobre o volume do lábio. A quantidade de gel injetado pode ser minuciosamente controlada, assim o cirurgião tem um melhor controlo sobre a quantidade de volume criada.
  • Ritmo gradual de tratamento. As injeções podem ser aplicadas de forma gradual durante várias consultas até à obtenção do resultado desejado. Deste modo, pode ser evitada a colocação de um volume superior ao desejado, que resultaria num aspeto pouco natural.
  • Os nódulos dissolvem-se facilmente. Qualquer pequeno nódulo ou caroço criado pelos movimentos labiais são facilmente dissolvidos
  • Menos equimoses (nódoas negras). O ácido hialurónico provoca menos equimoses e inchaço comparativamente aos outros preenchimentos.
  • Resultados razoavelmente duradouros. Os resultados poderão permanecer por mais de 6 meses, embora não sejam permanentes.
  • Reações alérgicas pouco prováveis. Visto termos naturalmente ácido hialurónico no nosso corpo, as reações alérgicas são muito raras. Contudo, se tiver alergia aos anestésicos locais, deverá informar o cirurgião antes de iniciar o tratamento.
Técnica de injeção
Sobre o procedimento

O que esperar durante o procedimento

Duas imagens frontais do rosto de uma mulher jovem, sob um fundo branco; à esquerda antes do aumento de lábios e à direita após o tratamento, podendo verificar-se uns lábios mais definidos e carnudos
As técnicas de aumento dos lábios podem ser executadas rapidamente no consultório, sem necessidade de tempo de baixa.

Antes das injeções, uma pomada anestésica pode ser aplicada, para reduzir o desconforto. Por vezes, os bloqueios nervosos podem ser utilizados para ficar com os lábios completamente dormentes (semelhante às anestesias dos dentistas). A aplicação de gelo nos lábios, antes da injeção, ajuda a tornar a área mais dormente e potencialmente reduz as equimoses e o inchaço.

Após uma marcação precisa e cuidadosa das áreas a injetar, agulhas muito finas ou pequenas cânulas são usadas para injetar o gel.

Após a injeção deverá aplicar gelo, para aliviar o desconforto e o inchaço, contudo não deve ser exercida muita pressão.

A utilização de batom deve ser evitada imediatamente após o procedimento.
Deverá ser capaz de notar a diferença imediatamente. Após a cicatrização, os seus lábios deverão ter um toque natural.

Imagem oblíqua direita e em grande plano dos lábios bem delineados e carnudos duma mulher jovem

Efeitos colaterais e riscos

Os efeitos colaterais do ácido hialurónico são temporários e deverão apenas durar poucos dias. Estes incluem:

  • Hemorragia nos pontos de injeção
  • Inchaço e equimoses
  • Rubor e sensibilidade no local da injeção
  • Reativação da infeção por Herpes Simplex nos lábios e em seu redor

Efeitos colaterais mais sérios podem incluir:

  • Inchaço e equimoses que duram 7 a 10 dias
  • Assimetria dos lábios
  • Pequenos nódulos e irregularidades nos lábios
  • Infeção
  • Ulceração, cicatriz e endurecimento dos lábios
  • Reação alérgica causando rubor, inchaço e comichão

Todos estes efeitos colaterais costumam reverter com o tempo.

Quem pode realizar o procedimento

Sou uma boa candidata a um Aumento de Lábios?

Para responder a esta questão, primeiro terá de perguntar a si mesma se quer modificar os seus lábios. Não deverá fazer este procedimento, a não ser que queira realmente modificar a sua aparência.

Se está a considerar este procedimento para fazer alguém feliz ou para encaixar num ideal de imagem deveria ponderar melhor.

É também muito importante ter expectativas reais em relação ao resultado. Os lábios aumentados serão mais carnudos e preenchidos, mas você continuará a ser a mesma pessoa quando sair do consultório.

Poderá discutir com o cirurgião, os prós e contras das suas opções de aumento labial. É fundamental uma comunicação clara e honesta, para que o cirurgião consiga perceber qual o resultado que está à procura.

Antes do procedimento deverá estar em boa saúde e de preferência não fumar.

Poderá não ser uma candidata se tiver:

  • Infeção ativa como herpes oral
  • Diabetes
  • Lúpus
  • Problemas de coagulação

Deverá informar o cirurgião de infeções orais por herpes, mesmo que num passado distante, assim como, qualquer medicação que esteja a fazer.

A candidata ideal é então

Z

Mulher saudável e com pelo menos 18 anos

Z

Não fumadora

Z

Bom estado nutricional

Z

Com alguma forma nos seus lábios

Z

Deseja um aumento de volume

Z

Deseja uma melhoria da definição do contorno.

Vamos Começar?
Queremos responder às suas perguntas, auxiliar no agendamento de consultas e ajudá-lo com a sua jornada para atingir seus objetivos estéticos.